BRT | Publicado em 30/08/2012

Pesquisa sobre BRT revela aprovação de 90% dos passageiros

Pesquisa feita pelo Instituto Mapear, a pedido do Rio Ônibus, mostrou que, enquanto o ganho de tempo é apontado pelos cariocas como a maior vantagem do BRT TransOeste, que liga Santa Cruz e Campo Grande à Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a superlotação é alvo de críticas.

No balanço dos dois meses de operação do BRT, a avaliação é positiva. Constatou-se que 90% dos usuários aprovam o sistema: 13% dos entrevistados declararam estar muito satisfeitos com o BRT, e 77%, satisfeitos. Entre os 2% que se disseram insatisfeitos, as principais reclamações foram a superlotação e o atraso dos ônibus. Ainda de acordo com a pesquisa, o sistema é usado, preferencialmente, para o deslocamento entre casa e trabalho (84% dos respondentes) e para o lazer (16%). Segundo 91% dos entrevistados, o tempo de viagem, dentro das estações do corredor exclusivo, caiu, pelo menos, pela metade.

A questão referente à lotação dos ônibus deve ser solucionada a partir de setembro, quando o corredor ganhará 26 novos veículos articulados (hoje são 65). A prefeitura estima que a média diária de 55 mil passageiros, nos dois sentidos do Transoeste, deve pular para 110 mil até o fim do ano, com a inauguração das novas estações e o aumento da frota de ônibus.

O levantamento foi feito com 400 pessoas, nos dias 5 e 6 de julho. Os usuários responderam a um questionário que incluía algumas respostas abertas, ou seja, com múltiplas opções. Foram realizadas entrevistas em todas as estações, em vários horários. A pesquisa será repetida dentro de seis meses.

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com