Linhas e itinerários | Publicado em 30/01/2014

Saiba tudo sobre a tarifa de ônibus do Rio de Janeiro

O Rio Ônibus vem a público reafirmar o compromisso com a transparência e com o profundo processo de transformação do sistema de transporte da cidade. Estamos investindo para melhorar ainda mais a mobilidade do Rio de Janeiro. Nesse cenário, a tarifa tem um papel fundamental para que os avanços no setor continuem sendo realizados.

O congelamento da passagem atrasou o processo de compra de novos veículos. Mas, mesmo assim, temos uma das frotas mais novas do país, com média de 3,6 anos de uso. Estamos certos de que com o reajuste podemos fazer mais e melhor. Como a ampliação dos benefícios sociais embutidos na tarifa, que vai possibilitar que mais estudantes, agora incluindo os universitários, tenham a gratuidade integral – estendida também aos fins de semanas e feriados.

Então, para que você entenda a importância do reajuste que entra em vigor a partir do dia 08 de fevereiro, preparamos um guia esclarecendo uma série de questões a respeito da tarifa.

A nova tarifa de ônibus do Rio amplia ainda mais os benefícios para os estudantes – universitários de programas do governo federal agora andam de ônibus de graça. Eles têm direito a 76 passagens/mês, inclusive nos finais de semana. Os alunos da rede pública também andam de ônibus de graça no fim de semana e ganharam direito a mais 16 passagens/mês. Veja!

DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

Rio Ônibus reafirma compromisso com a sociedadeInstituições de credibilidade como o IBGE e a Fundação Getúlio Vargas fornecem os índices de preços para o cálculo da tarifa. Esse processo não tem a participação dos empresários.

Veja como a tarifa que você paga garante benefícios a todos – Muita gente não sabe, mas quase 9 milhões de idosos são transportados por mês sem pagar passagem.

Conheça a tarifa real da cidade do Rio de Janeiro – Você sabia que o valor que as empresas recebem por passageiro pagante é diferente do que você paga no ônibus?

BENEFÍCIOS DA TARIFA

Conheça os benefícios sociais da tarifa de ônibus que você paga Você sabia que 19 milhões de viagens/mês são feitas por estudantes, deficientes e idosos, que têm direito à gratuidade? Além disso, os portadores do Bilhete Único Carioca fazem a segunda viagem de graça em ônibus, trem e vans legalizadas.

POR QUE REAJUSTAR A TARIFA?

Tarifas de ônibus sem reajuste por dois anos consecutivos?
– Segurar a inflação com base no congelamento da tarifa atrapalha investimentos na melhoria da qualidade dos transportes, argumenta editorial do jornal Valor Econômico.

Populismo tarifário ronda os transportes -Veja como o adiamento do reajuste, para maquiar a inflação, aumenta o perigo de degradação do serviço, defende editorial do jornal O Globo.

TRANSPARÊNCIA

A seção Transparência do nosso site traz documentos importantes sobre o setor de ônibus no Rio de Janeiro.

Planilhas – Saiba qual é a idade média da frota, número de passageiros e a quantidade de colaboradores do setor de ônibus

Contratos – Conheça os contratos de todos os consórcios que operam na cidade do Rio de Janeiro

Tarifas – Veja as tarifas, planilhas de custos, e preços de itens fundamentais para o setor como pneus, diesel, carrocerias e recauchutagem

Legislação – Conheça as leis que dão direito a milhões de gratuidades no sistema de transporte de passageiros

Licitação – Conheça todos os detalhes da licitação do transporte de passageiros por ônibus de 2010.

Participações – Veja as participações individuais e por famílias no setor de transportes na cidade do Rio

Parecer – Conheça a opinião do especialista em direito como o professor Miguel Reale Junior sobre o modelo de administração do sistema de transporte no Rio de Janeiro

SIMULADORES

Veja quais são as principais variáveis que atuam no reajuste da tarifa. Saiba como cada um desses fatores influencia no preço final das passagens de ônibus. Os índices são calculados pela Fundação Getúlio Vargas e pelo IBGE.

SIMULADOR 1 é baseado na planilha de custos das empresas (impostos, mão de obra e gratuidades).

SIMULADOR 2 usa a Fórmula Paramétrica, que é a maneira definida pelo poder público para o cálculo da tarifa.
VÍDEOS

Especialistas em transporte explicam a formação e a importância do reajuste da tarifa de ônibus

A tarifa que você paga permite que milhões de idosos, estudantes e deficientes andem de ônibus de graça. No vídeo, especialista explica como isso é possível.

 

 

O equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão é que permite benefícios como o Bilhete Único em que o usuário não paga a segunda viagem em ônibus, trem ou van legalizada. Entenda.

O congelamento da tarifa prejudica a renovação da frota e melhorias na qualidade dos ônibus que você anda. Saiba os motivos.

 

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com