BRT | Publicado em 02/06/2014

BRT Transcarioca é inaugurado nesta segunda-feira, 02 de junho

O BRT Transcarioca, corredor exclusivo para ônibus que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão/ Antônio Carlos Jobim, começa a operar nesta segunda-feira, 02 de junho, com o Serviço Parador Alvorada – Tanque, entre 10h e 15h. E a partir de 04 de junho, entrará em operação o Serviço Expresso Aeroporto – Alvorada (semi-direto), das 05h às 23h, com parada em quatro estações: Galeão 1 e 2, Vicente de Carvalho e Alvorada.

Serão 23 estações em funcionamento na primeira fase, incluindo o Terminal Alvorada, que já atende o BRT Transoeste. Ao longo destes 39 quilômetros, 47 estações atenderão 27 bairros da cidade, o que vai proporcionar uma redução de 60% no tempo de viagem.

A equipe “Posso Ajudar” já está nas estações para distribuir informativos e auxiliar a população em relação às mudanças das linhas de ônibus em função da operação do novo sistema. Abaixo, segue o conteúdo na íntegra:

Folder BRT Público - V2 - Capa

 

Folder BRT II

 

Confira as linhas que foram alteradas (clique para ampliar):

BRT-Transcarioca---Linhas-Alteradas

Serviço

– Expresso  Aeroporto – Alvorada
– Parador Alvorada – Tanque

Integrações

– Terminal Alvorada e Taquara – integração com as linhas alimentadoras (em funcionamento)
– Estação Vicente de Carvalho – integração com a estação do Metrô (inauguração em 04 de junho)
– Madureira- Manaceia e Olaria-Cacique de Ramos – integração com as estações de trem (inauguração nas próximas etapas.

Estações inauguradas nesta fase:

·         Estação Galeão – Tom Jobim 2

·         Estação Galeão – Tom Jobim 1

·         Estação Vicente de Carvalho

·         Estação Tanque

·         Estação Aracy Cabral

·         Estação Taquara

·         Estação André Rocha

·         Estação Merck

·         Estação Santa Efigênia

·         Estação Divina Providência

·         Estação Recanto das Palmeiras – Jardim São Luiz

·         Estação Vila Sapê – IV Centenário

·         Estação Arroio Pavuna

·         Estação Praça do Bandolim

·         Estação Curicica

·         Estação Pedro Correia

·         Estação Rio 2

·         Estação Hospital Sarah

·         Estação Centro Metropolitano

·         Estação Via Parque

·         Estação Aeroporto de Jacarepaguá

·         Estação Lourenço Jorge

·         Terminal Alvorada

Um pouco mais sobre o BRT Transcarioca

O BRT Transcarioca vai operar com os serviços Expresso e Parador. No primeiro, o ônibus fará paradas em determinadas estações, já no segundo, o acesso será a todas do corredor. A moderna frota de veículos articulados, de 21 a 23 metros, com capacidade para transportar até 200 passageiros, possui acessibilidade total, aviso sonoro de paradas, computador de bordo, câmbio automático, controle eletrônico de velocidade, freio retarder  (frenagens mais eficientes e seguras), câmeras internas e externas com acompanhamento de imagens online, monitoramento por GPS, comunicação com o Centro de Controle Operacional (CCO), ar- condicionado e tv digital.

As linhas alimentadoras formam um serviço que transporta o passageiro de vários pontos dos 14 bairros ao corredor BRT Transcarioca. Os ônibus que trafegam nestes trajetos são comuns, climatizados, possuem a mesma identidade do BRT e não há acréscimo em suas tarifas. Nas estações, a temperatura também é controlada e todas estão adequadas às normas de acessibilidade.

A integração com o trem, o Metrô, o BRT Transoeste e todas as linhas de ônibus poderá ser feita para quem utilizar tanto o serviço Expresso quanto o Parador . Para embarcar, basta usar o seu RioCard (BU, BUC, VT e Expressso) ou, se for o caso, o RioCard Gratuidades.

Todos os motoristas participaram de programas de qualificação oferecidos pela UCT, e os treinamentos foram intensificados em simuladores que reproduzem as situações mais realistas possíveis. E todas as reações dos condutores são observadas por instrutores muito bem capacitados. Quando a implantação for concluída, o Sistema  BRT do Rio de Janeiro terá 157 quilômetros de vias exclusivas e vai transportar mais de 1 milhão de passageiros por dia.

Presidente Dilma Rousseff participa da inauguração do novo sistema

Na manhã deste domingo, 01º de junho, a presidente Dilma Rousseff esteve no Rio de Janeiro para participar da  inauguração do novo sistema BRT Transcarioca, cerimônia realizada também com o prefeito Eduardo Paes, o governador Luiz Fernando de Souza (Pezão) e o ministro da Aviação, Moreira Franco. O presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, esteve presente durante todo o evento, assim como o ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e demais convidados. Todos embarcaram em um dos novos coletivos, movidos a combustível ecológico, para a viagem inaugural, cujo percurso foi do Galeão até a Estação de Madureira.

Antes da última parada, a presidente encontrou-se com membros da escola de samba da Ilha do Governador, na Ponte Estaiada, e do tradicional Cacique de Ramos, no viaduto de Ramos. Em Madureira, a recepção foi com o Império Serrano e a Velha Guarda da Portela. No seu pronunciamento, Dilma ressaltou a importância da obra não somente para os turistas, mas também, e principalmente, para todos moradores do Rio de Janeiro, citando inclusive a transformação que este modal vai proporcionar para o subúrbio da cidade.

Confira as imagens do evento:

Fotos_Arthur Moura

 

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com