Comunicação | Publicado em 12/06/2014

QR Code em cinco mil pontos de ônibus: informações sobre transporte na palma da sua mão

Nesta quarta-feira, 11, a Prefeitura do Rio lançou o programa “Rio Smart City”, que vai fixar adesivos inteligentes (tags) em cinco mil pontos de ônibus com informações sobre as linhas dos coletivos que circulam pela cidade. Disponíveis em três idiomas (português, inglês e espanhol), as tags fornecerão dados sobre os trajetos dos ônibus e suas localizações em tempo real, além de pontos turísticos ao redor.

Com o simples posicionamento do celular diante destes adesivos, o passageiro terá acesso às informações sobre transporte e seus serviços – horários, alterações de rotas, itinerários, pontos e localizações dos ônibus, além de pontos turísticos que possam interessar -, tudo em tempo real.

O programa “Rio Smart City” também pode englobar em sua plataforma, em uma etapa posterior, os serviços da Central de Atendimento 1746, o Procon Carioca, notícias locais, como eventos culturais, a agenda da cidade, Jogos Olímpicos e Rio 450 Anos. Compatível com os sistemas Android, IOS e Windows Phone, os adesivos inteligentes podem ser fixados em frente a museus, teatros, parques e outros pontos turísticos do Rio.

A prioridade é nossa

O Rio ganhou o direito de adquirir esta tecnologia por ter sediado, há 2 anos, o Living Labs Global Awards 2012, a maior competição entre cidades na busca por soluções para os principais problemas urbanos. A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) foi uma das coordenadoras do evento, realizado pela primeira vez na América Latina.

O projeto “Contactless tags to bridge real and physical worlds” foi a solução vencedora da edição 2012 e o Rio, como cidade-sede, tem prioridade em sua implementação. Projetos semelhantes já foram implantados em mais de 20 cidades pelo mundo, como Barcelona, Madri, Paris, Strasburgo, entre outras. Neste projeto, a SECT contou com a parceria das secretarias de Conservação e Serviços Públicos e de Transportes.

 

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com