Comunicação | Publicado em 14/11/2014

Linhas de ônibus no Centro serão reordenadas a partir deste sábado,15 de novembro

A partir deste sábado, 15 de novembro, a Prefeitura do Rio de Janeiro fará novas intervenções no trânsito do Centro e da Região Portuária e iniciará o plano de reordenamento das linhas de ônibus, que circulam no Centro do Rio de Janeiro, para as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e reurbanização da Praça da Misericórdia e seu entorno. Ao todo, 62 linhas intermunicipais e 27 municipais terão paradas e itinerários alterados com pontos finais na Av. Presidente Vargas e nas ruas Acre e Camerino. As linhas que param atualmente na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma, terão ponto final transferido para a Rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas da Candelária e da Quitanda.

As executivas municipais (frescão) com ponto final no Terminal Menezes Côrtes (2332, 2336, 2339 e 2381), na Av. Churchill (2342, 2343 e 2344) e na Av. Nilo Peçanha (2110, 2111, 2112, 2114, 2203, 2251, 2295, 2302, 2345 e 2346) não terão alteração no itinerário de chegada ao Centro. No entanto, a saída deverá ser através da Assembleia, BRS Estácio e Praça da República para acessar, assim, a Av. Presidente Vargas ou a Rua Bento Ribeiro.

As convencionais (300, 358, 369, 370, 388, 389, 392, 396 e 397) e a executiva 2310, com destino a Bangu, que hoje tem ponto final Av. República do Chile, terão seus itinerários e pontos finais alterados. Estas linhas farão o retorno na Igreja da Candelária e ponto final será na pista lateral da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, entre a Av. Rio Branco e a Rua dos Andradas.

O trajeto de chegada das linhas intermunicipais do terminal Menezes Côrtes não será alterado, mas a saída da cidade será pela Av. Mem de Sá. As que seguem para Petrópolis, Teresópolis e Rio Bonito acessarão a Av. Presidente Vargas pela Rua de Santana. Já para chegar à Via Binário do Porto, será necessário passar pela Praça da República, próximo ao Hospital Souza Aguiar, e pelo Túnel João Ricardo, na Gamboa. E o terminal dos ônibus com destino à Paracambi e Japeri, 1906B e 1907B respectivamente, será transferido para a pista lateral da Av. Presidente Vargas.

Na Av. Luís de Vasconcelos, será mantido o ponto final das linhas com destino à Duque de Caxias, com exceção da 2111C, remanejada para a Av. Presidente Vargas. Na Av. Augusto Severo, os passageiros continuam encontrando as linhas 521D e 565D; as demais serão transferidas para os pontos das Ruas Acre e Camerino e para a pista lateral da Av. Presidente Vargas.

Os ônibus que param atualmente na Av. Rio Branco, entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma terão o ponto final transferido para a Rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas da Candelária e da Quitanda.

Com a interdição parcial da Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma, haverá três faixas de rolamento em dinâmica similar ao padrão de interdições aplicado entre a Rua Visconde de Inhaúma e Praça Mauá no dia 10 de outubro.  Nesta área não há pontos de ônibus, finais ou intermediários e o sentido viário da Avenida Rio Branco não será alterado, operando na direção Praça Mauá.

Reforço na operação

Em função das novas intervenções, a operação de trânsito no Centro será reforçada. Atualmente, 130 operadores atuam no trânsito nesta região, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e apoiadores de trânsito contratados pelas concessionárias responsáveis pelas obras. A partir deste sábado, serão mais 42 efetivos por dia. Além disso, 41 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, 14 viaturas, 18 motocicletas e cinco reboques estarão em pontos estratégicos para rápida remoção em caso de enguiço de algum veículo.

Informativo 1

 

Informativo 2

 

Informativo 3

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com