Comunicação | Publicado em 28/09/2015

Dia Mundial Sem Carro é celebrado com ações educacionais

A adoção da bicicleta também como meio de transporte já é uma realidade para milhares de cariocas. E para tornar a convivência entre ônibus e este pequeno modal cada vez mais saudável e segura, o Rio Ônibus, em parceria com a CET- Rio, Detran, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Transportes, participou ativamente de dois treinamentos especiais, nos dias 20 e 22 de setembro, no Aterro do Flamengo e no Largo do Machado, respectivamente.

Rodoviários e ciclistas participaram da ação. Estes últimos foram orientados pelo instrutor da Viação São Silvestre, Márcio Castro, no domingo (20), em relação aos pontos cegos, áreas em que não se vê movimentação nos retrovisores dos coletivos. No total, 192 ciclistas, entre jovens, crianças e idosos, procuraram o treinamento, realizado em um ônibus cedido pelo Rio Ônibus, para aprender a pedalar com prevenção: todos sentaram no lugar do motorista, fecharam as portas do veículo e procuraram enxergar a bicicleta ao lado do coletivo através do espelho. Também participaram do evento o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Fernandes Morais, a diretora de Mobilização do Centro de Educação Ambiental, Márcia Costa, e a assessora de Marketing do Rio Ônibus, Denise Navegantes. Na terça-feira, 22, cerca de 90 rodoviários participaram da ação.

Instrução como base para mudança de comportamento 

Nos dias 2 e 3 de setembro, o Rio Ônibus participou de atividades voltadas ao programa “Rio Capital da Bicicleta. Eu apoio”, em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e a Univercidade Corporativa de Transporte (UCT), no Terminal do Cosme Velho. Três instrutores de empresas de ônibus do município, que passaram pelo treinamento da UCT, realizaram ações de sensibilização individual junto a cerca de 170 motoristas das 14 linhas que circulam na região.

Devido à inauguração da ciclovia de Laranjeiras e Cosme Velho, a Universidade também reuniu motoristas que operam nestes bairros para instruí-los através de palestras e materiais informativos, uma ação dentro do programa educacional Motorista Amigo do Ciclista, criado pela própria UCT. Desde o início do programa, centenas de profissionais foram treinados para atuar como multiplicadores nas empresas onde trabalham. No site da Universidade há ainda uma websérie dedicada ao tema.

5º Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicletas

Em 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu o 5º Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicletas, o bici-Rio, para melhor integrar as bicicletas aos transportes urbanos da cidade. O evento, que contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil e de ativistas no Hotel JW Marriot, em Copacabana, fez parte do programa “Rio, capital da bicicleta”, que começou com um passeio ciclístico no Aterro do Flamengo, em 20 de setembro, e terminou no dia 22 deste mês com uma pedalada técnica na ciclovia de Laranjeiras.

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2015 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

;

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com