Comunicação | Publicado em 09/10/2015

Alterações nas linhas de ônibus da Zona Sul começam em 03 de outubro

Com o objetivo de acabar com a sobreposição de linhas de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), inicia neste sábado, 3 de outubro, a primeira fase da racionalização da frota de ônibus na Zona Sul. Até o fim do projeto, previsto para abril de 2016, a redução será de 35%, tudo para reorganizar o trânsito, aumentar a sua fluidez e também o desempenho dos corredores BRS (Bus Rapid Service) em 30%.

Dentro do planejamento, está prevista a extinção de 11 linhas e a criação de outras quatro. Dependendo do itinerário do passageiro, será necessário fazer baldeação e os dois pontos principais de integração serão no Rio Sul e na Central do Brasil. As linhas diametrais que circulam pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara serão mantidas, assim como as da Zona Oeste, que passam pelo Alto da Boa Vista e pela Linha Amarela, possibilitando a ligação direta entre as zonas Norte e Sul, e Barra da Tijuca e Centro.

NOVAS ALTERAÇÕES NA ZONA SUL A PARTIR DESTE DOMINGO, 11 DE OUTUBRO

Neste domingo, 11 de outubro, cinco linhas que trafegam pela Zona Sul serão extintas: 120, 121, 122, 125 e 129. Como opção, os passageiros poderão utilizar a Troncal 1, implantada desde o início das mudanças entre a Praça General Osório, em Ipanema, e a Central do Brasil, no Centro. Para os que utilizam a 129, a sugestão é viajar na linha 126 (Rodoviária x Copacabana). O Rio Ônibus irá disponibilizar promotores nestes dois pontos estratégicos para orientar os clientes em relação à extinção destas linhas e as melhores opções para substituí-las.

Linha-Troncal-1

Linha-126

Quem utilizar o BUC (Bilhete Único Carioca) pagará apenas uma passagem (R$ 3,40) para utilizar dois ônibus no intervalo de 2h30. E os coletivos podem ser três com um único valor caso um destes seja uma linha alimentadora do BRT. Atualmente, 5,37 milhões de usuários estão cadastrados no BUC, além de 6,7 milhões de cartões BUC pré-pagos. Para saber onde comprar o Bilhete Único Carioca, clique aqui.

Para orientar a população, o Rio Ônibus vai distribuir cerca de 50 mil panfletos a partir desta terça, 29 de setembro. Também serão fixados cartazes informativos em todos os ônibus das linhas envolvidas na mudança e haverá agentes de informação em pontos estratégicos da operação, como no Terminal Alvorada, Recreio e Central do Brasil.

De acordo com o site da Prefeitura, estas alterações serão implementadas até 05 de dezembro, e o próximo trecho a passar pela racionalização será entre Jardim Botânico e Botafogo. Clique aqui e leia mais.

Saiba mais sobre as linhas troncais 3 e 4 clicando aqui

Linhas que serão extintas a partir deste sábado, 03 de outubro:

305 – Rodoviária x Barra da Tijuca (via Túnel Rebouças)

314 – Central x Barra da Tijuca (via Copacabana/Av. das Américas)

318 – Barra Sul x Castelo.

332 – Alvorada x Castelo (via Av. Lucio Costa)

360 – Carioca x Recreio dos Bandeirantes

382 – Carioca x Piabas (via Av. Benvindo de Novaes)

501 – Barra da Tijuca x Gávea (via Av. das Américas) – Circular

502 – Recreio x Gávea (via Av. das Américas) – Circular

504 – Piabas x Gávea (via Av. Benvindo de Novaes)

505 – Recreio dos Bandeirantes x Gávea – Circular

535 – Alvorada x Leme (via Av. Niemeyer/Copacabana)

Clique aqui para ver os itinerários das novas linhas a partir de 03 de outubro

Lâmina Racionalização Zona Sul 2

 

 

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com