Apoios e Patrocínios | Publicado em 11/11/2015

Projeto Aluno Presente inclui crianças e adolescentes em escolas municipais do Rio de Janeiro

De acordo com o censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 966 mil crianças e adolescentes, com idades de seis a 14 anos, estão fora da escola. Dessas, 24 mil são da cidade do Rio de Janeiro. Para colaborar com a mudança deste cenário, o Rio Ônibus, mais uma vez, inicia seu apoio ao Projeto Aluno Presente.

Serão veiculados, com o apoio das empresas de ônibus filiadas ao sindicato, 4000 cartazes e esta segunda fase da campanha e refere-se ao período de matrícula para 2016. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz e o programa internacional Educate a Child, da Fundação Education Above All, do Qatar. A intenção é promover ações para garantir o direito de acesso à educação básica às crianças e aos adolescentes de seis a 14 anos da cidade, atuando, principalmente, na identificação e localização daqueles que não foram matriculados, e na prevenção da evasão escolar.

Buscando identificar e localizar essas crianças fora da sala de aula, as equipes de campo – formadas por 50 articuladores locais e cinco gestores de território – circulam por toda a cidade e fazem visitas domiciliares, conversam com famílias, lideranças comunitárias, diretores de escolas e participam de encontros onde a pauta é a garantia do direito à educação. O projeto segue a mesma divisão territorial adotada pela SME e dialoga com as 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da capital e com outras secretarias municipais, como a de Saúde e a de Desenvolvimento Social, importantes parceiras para o desenvolvimento das ações de prevenção e combate ao abandono escolar.

Resultados até agora

Desde o início do projeto, em novembro de 2013, até setembro desse ano, os profissionais do Aluno Presente localizaram 9.846 crianças e adolescentes de seis a 14 anos fora da escola ou em risco de evasão escolar na cidade. Dessas, 7.915 já foram inseridas em escolas da rede municipal de educação. Os articuladores locais perguntam aos familiares dessas crianças e adolescentes o motivo pelo qual eles estão fora da escola.

Toda a sociedade pode ajudar o projeto Aluno Presente, indicando alguma criança que não esteja na escola ou falte muito às aulas através de:

  1. Formulário no site http://www.alunopresente.org.br/,
  2. Formulário na página do Facebook: com/projetoalunopresente 
  3. Telefones fixos 21-35211670/1671
  4. Whatsapp: 99184-5753.

Saiba mais em: www.alunopresente.org.br

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com