Cultura | Publicado em 20/05/2016

Evento reúne seis instituições científico-culturais, localizadas no Bairro Imperial de São Cristóvão, que oferecerão atividades gratuitas

No final de semana dos dias 21 e 22 de maio, será realizada a 8ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão. O evento, que será realizado entre 10h e 16h, terá transporte e entrada gratuitos para diversos museus e instituições do bairro. Pelo oitavo ano, o Rio Ônibus é parceiro do evento e vai disponibilizar coletivos que saem a cada 20 minutos do Museu Nacional, que fica na Quinta da Boa Vista. A ação contará com a participação de seis instituições científico-culturais sediadas na região: Museu Nacional, Centro Hípico do Exército, Museu Militar Conde de Linhares, 1° Batalhão de Guardas, Centro Cultural Maçônico e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

O Museu Nacional, ponto de partida do Turismo Cultural, oferece aos presentes a atividade ‘Bichos pra ver, tocar e aprender: a coleção didática de empréstimo’, livre para todas as idades. Em paralelo, o público poderá visitar a exposição ‘Teresa Cristina: A Imperatriz Arqueóloga’, homenagem a esposa de D. Pedro II, grande responsável pela formação da coleção de Arqueologia Clássica do Museu Nacional. O Museu, que ficará aberto de 10h às 16h, também oferecerá mediação nas exposições de Paleontologia, Arqueologia, Etnologia, Vertebrados e Invertebrados.

Dando continuidade ao passeio pelo bairro, o Centro Hípico do Exército preparou uma programação especial. A exposição do Acampamento Histórico do Marechal Osório, ficará disponível para visitação das 10h às 16h. Já às 10h e às 15h haverá apresentação da Banda do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda. A apresentação do Carrossel acontece às 11h e às 14h30.

A próxima parada é o Museu Militar Conde Linhares (MMCL) que estará aberto para visitação às exposições permanentes que narram a evolução da História Militar do Brasil e do mundo. Esse ano a grande novidade é o guia virtual. O público poderá participar da visita guiada através do seu celular. O Museu Militar Conde Linhares ficará aberto das 10h às 16h.

Já o 1º Batalhão de Guardas contará com a presença da Banda Sinfônica do 1º BG, que se apresenta em três horários diferentes: 10h30; 14h e 15h. Os presentes poderão visitar o canil do Batalhão às 10h50 e às 14h20. Às 11h05 e às 14h05 haverá apresentação da Ordem Unida sem comando.

Ó Centro Cultural Maçônico participa com a exposição ‘Simbologia Maçônica’, que estará disponível para visitação das 10h às 16h. Às 14h haverá apresentação do vídeo ‘História da Maçonaria no Brasil’.

Para receber o público, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferecerá uma programação repleta de atividades voltadas para todas as idades. Destaque para o espetáculo teatral ‘E Fez-se a Luz’. Dirigido por Cleiton Rasga, a peça conta a história dos descobrimentos do homem sobre a natureza da Luz. Quatro estudantes, na véspera de uma prova de óptica, revivem diversos personagens históricos que tratavam do fenômeno luminoso. A apresentação acontece no sábado e no domingo em dois horários, às 14h e 16h. A programação inclui ainda sessões no Planetário Inflável, que acontecem das 10h às 12h e das 14h às 16h. Imagens simulando a noite estrelada são projetadas oferecendo ao espectador a oportunidade de observar o céu e aprender sobre a dinâmica dos astros. A Observação do Sol também não poderia ficar de fora. Os visitantes poderão visualizar o astro de forma segura através de projetores e telescópios especiais que permitem a identificação de manchas solares, protuberâncias e filamentos. A atividade também acontece das 10h às 12h e das 14h às 16h. Outra atração é a oficina ‘ASTROmania’, que apresenta o tema ‘Passeando nas Estrelas’. A ação será realizada às 14h, 15h e 16h. O público poderá participar também do Programa de Observação do Céu (POC). A atividade acontece no dia 21, das 17h30 às 20h. Nesta edição, o MAST contará com a participação do Observatório Nacional (ON); além do grupo de astrônomos NGC-51, do Espaço Ciência Viva e da Drª Maria Elizabeth Zucolotto, astrônoma e especialista em meteoritos, do Museu Nacional.

O Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão encerra as atividades da 14ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema, neste ano, ‘Museus e Paisagens Culturais’.

Serviço:

Turismo Cultural do Bairro Imperial de São Cristóvão
Data: 21 e 22 de maio
Faixa etária: Livre
Entrada Franca

Museu Nacional

Local: Quinta da Boa Vista

Horário: 10h às 16h

Centro Hípico do Exército

Local: Av Bartolomeu de Gusmão, 453

Horário: 10h às 16h

Museu Militar Conde Linhares

Local: Av. Pedro II, 384

Horário: 10h às 16h

1º Batalhão de Guardas

Local: Av. Pedro II, 158

Horário: 10h às 16h

Centro Cultural Maçônico

Local: Campo de São Cristóvão, 114

Horário: 10h às 16h

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Local: Rua General Bruce, 586

Horário: das 10h às 20h (sábado) | 10h às 18h (domingo)

+ Lidas

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com