Circuito Cultural Rio Ônibus | Rio Ônibus

Circuito Cultural Rio Ônibus

Mobilidade para a cultura

O projeto Circuito Cultural Rio Ônibus foi realizado entre 2013 e 2015 e levou milhares de cariocas e turistas a museus e centros culturais do Centro do Rio. O transporte e a entrada em todos os espaços foram gratuitos e o participante não precisava de inscrição prévia: bastava chegar a um dos oito pontos de embarque e desembarque e entrar em um dos ônibus identificados com a placa do projeto no para-brisa.

Com o Circuito, algumas instituições receberam quatro vezes mais público do que em um domingo normal. O Instituto Pretos Novos, na Gamboa, por exemplo, registra a média de 200 visitantes por dia em um fim de semana. Durante uma das edições do projeto, realizada em 12 de julho de 2015, foram ao local 1.076 pessoas. “Mais de 13 mil passageiros circularam pelos nossos ônibus. É uma mobilidade diferenciada que tem o objetivo de promover a cultura. Além disso, é um ótimo programa para quem não quer gastar dinheiro em tempos de crise e uma oportunidade de conferir a nova paisagem do Centro”, explica Denise Navegantes, assessora de Marketing do Rio Ônibus.

Os museus e centros culturais parceiros foram: Museu Naval, Palácio Tiradentes, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Instituto Pretos Novos, Espaço Meu Porto Maravilha e Centro Cultural da Justiça Federal. O Rio Ônibus, em parceria com o Programa Mobilidade Sonora da Fetranspor, também promoveu espetáculos musicais no Museu de Arte do Rio, como a Orquestra Jovem de Paquetá, que apresentou o show “Roda de Amigos”; e a Orquestra da Providência, que encenou o “Sons de Natal – The Beatles”.

 

Veja abaixo vídeos de diferentes edições do evento