Aventuras no Castelo Arco-Íris | Rio Ônibus

Aventuras no Castelo Arco-Íris

Rio Ônibus patrocinou e incentivou o quinto livro infantil da escritora e cobradora Sonya Silvia

Sonya Silva, na época cobradora da Saens Peña, lançou, em 2012, seu quinto livro infantil – “Aventuras no Castelo do Arco-Íris” – o segundo patrocinado pelo Rio Ônibus. Foram vários eventos naquele ano: o primeiro aconteceu em 8 de maio, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O segundo, no dia seguinte, ocorreu dentro de um ônibus da linha 125 da empresa em que trabalhava e, em outubro do mesmo ano, o Rio Ônibus promoveu uma distribuição da obra para crianças de escolas públicas durante o 15º Etransport. O livro foi editado pela Arquimedes Edições e foi o primeiro da autora todo colorido, ilustrado por Samuel Tavares.

No CCBB, cerca de 100 crianças das escolas Brigadeiro Faria Lima e Professor Affonso Várzea, bem como estudantes da turma de português do Projeto Ponto de Partida, da Viação Nossa Senhora de Lourdes, participaram do evento. Todos receberam uma ecobag com um exemplar do livro, folder do Rio Ônibus e lanche.

No ônibus, os clientes que embarcavam durante a viagem, iniciada na Central do Brasil e encerrada em Ipanema, ganhavam um exemplar do livro das mãos da autora. No início, Sonya estava nervosa, porém feliz com o evento inusitado. “Primeira vez, né?! Já lancei livro nas bienais do Rio e de São Paulo, mas aqui sendo um barato. Falei para algumas pessoas que esta seria a ‘viagem da cultura’”, declarou empolgada.

No 15º Etransport, Sonya distribuiu e autografou exemplares aos participantes do evento que passaram pelo estande do Rio Ônibus e também para as 26 crianças do Projeto Ponto de Partida, uma iniciativa da Viação Nossa Senhora de Lourdes para os filhos e dependentes de rodoviários e crianças das comunidades do entorno da empresa.  “Todos adoraram e se divertiram muito ao conhecer a escritora e visitar os ônibus expostos na Fetransrio”, afirma Cecília Magalhães, à época coordenadora do projeto que oferecia aulas de apoio de diversas disciplinas e práticas esportivas. Além dos livros, o Rio Ônibus distribuiu kits com uma ecobag contendo panfleto, revista Indo & Vindo, estojo, régua e lápis personalizados.

O sindicato já patrocinou outro trabalho da autora em 2007, como a 2ª edição em novo formato do livro “Anjo de Chocolate”.  Esta obra, muito especial por ter sido escrita na madrugada do dia do falecimento da sua mãe, conta a história de um anjinho esculpido em uma barra de chocolate capaz de mudar a realidade de uma família, que sofre com o problema do alcoolismo.