Comunicação | Publicado em 30/10/2017

MANIFESTO PÚBLICO RIO ÔNIBUS – #TodosPorUmOnibusMelhor

Decisões da Prefeitura do Rio de Janeiro, tomadas de maneira unilateral nos últimos anos, ameaçam a qualidade e a própria sobrevivência do sistema de ônibus da cidade, que transporta mais de 4 milhões de passageiros por dia, incluindo a gratuidades. São elas:

Combinadas com a crise econômica e a redução do número de passageiros, essas decisões já levaram 7 empresas de ônibus à falência, deixando mais de 3 mil rodoviários desempregados, e ameaçam outras 11 empresas atualmente.

Por conta desse cenário, algumas empresas estão com atraso de salário e de vale alimentação, e não conseguirão pagar o 13º de seus funcionários, que também não receberam reajuste em 2017.

Além dos rodoviários, a principal prejudicada é a população da cidade do Rio, que já sente a piora na qualidade do serviço: frota mais velha, dificuldade de manutenção dos ônibus e um menor ritmo de inclusão de veículos com ar-condicionado.

Para solucionar o impasse de forma transparente e justa, o Rio Ônibus propõe as seguintes medidas:

1) Realização de um estudo independente, com base em indicadores públicos, para definir o valor justo da passagem de ônibus;

2) Ação imediata corrigir a defasagem da tarifa (metrô, trens e barcas tiveram reajustes com base em seus contratos, só não os ônibus);

3) Definição de um cronograma realista para climatizar 100% da frota,  indicando a fonte dos recursos necessários para o investimento;

4) Adoção de um pacto entre o setor, a Prefeitura e o Governo do Estado para combater o transporte ilegal feito por vans, kombis, motocicletas e ônibus clandestinos.

O Rio Ônibus reforça que está à disposição das autoridades para construir um sistema de transporte justo e de qualidade.

 

Rio de Janeiro, outubro de 2017

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com