/ NOTÍCIAS

Coragem para avançar

João Gouveia
Presidente do Rio Ônibus

Não é segredo para o carioca que a mobilidade urbana no Rio de Janeiro ainda vive os impactos da pior crise financeira da história do setor. Empresas perderam capacidade financeira para manter a operação, a sociedade enfrentou as dificuldades do que é ter um modelo de transporte público sem participação do poder público no custeio do serviço, e a classe rodoviária também pagou o preço com milhares de demissões. Os profissionais rodoviários se destacaram ainda ao longo dos dois anos de pandemia, quando tiveram a coragem de continuar em seus postos de trabalho, ajudando as empresas no atendimento aos deslocamentos da população.

Foi também durante a pandemia que surgiu a necessidade da ampliação do diálogo, o que logo foi robustecido, permitindo mediações históricas em prol da modernização contratual da atividade de transporte por ônibus da cidade do Rio. Conversamos com o poder concedente, com o Ministério Público, com o Tribunal de Justiça, com a sociedade civil.

Outro movimento importante para trazer o transporte ao caminho de busca pelo desenvolvimento foi estabelecer posicionamento junto às entidades de classe, retomar nossa relação com o mercado. O sistema de transporte por ônibus é parte importante da estrutura logística do estado, transportamos dezenas de milhões de pessoas todos os meses. O que indica a necessidade de dialogar com federações de comércio, de indústria, de serviços. E é isso que temos feito com muito afinco. Discutindo com o mercado e com as instituições públicas, os caminhos para um transporte mais eficiente.

A construção deste cenário faz parte de um tripé que, além da relação solidificada com o mercado, inclui capacidade de comunicação institucional com os entes públicos, linguagem ágil e frequente para atender às demandas da opinião pública e da imprensa, bem como oferta de redes e canais abertos com o próprio passageiro, que chega a nós pelas redes sociais. O terceiro elemento, não menos importante, é a gestão estruturada. E é isso que estamos fazendo no Rio Ônibus, agregando segurança jurídica para operação linear do sistema.

O ano de 2022 foi de conquistas para construção de um modelo eficiente de circulação das linhas de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023 continuamos com este propósito, dando luz a resultados maiores em prol de um transporte adequado à sociedade carioca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarifa zero uma nova realidade

Há exatos sete anos, em setembro de 2015, o transporte público passou a integrar o Artigo 6º da Constituição como um direito social, assim como a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, entre outros itens. Apenas recentemente, no entanto, pôde-se verificar a adoção de medidas práticas, para assegurar esse direito constitucional. Uma

// LEIA MAIS

É preciso inovar para melhorar os transportes

Os sucessivos reajustes no preço dos combustíveis, particularmente do etanol, da gasolina e do óleo diesel, têm preocupado governantes, autoridades responsáveis pelos órgãos gestores da mobilidade urbana, operadores de transportes coletivos, proprietários de veículos de carga e de automóveis e, em especial, os usuários do transporte coletivo urbano de passageiros das principais cidades brasileiras. Nos

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top