/ NOTÍCIAS

Transporte público do Rio ENFRENTA A CRISE

Os problemas estruturais na mobilidade por ônibus na capital carioca parecem, finalmente, estar sendo contornados pelo poder público. Acordo firmado entre os consórcios e a prefeitura muda o modelo de remuneração do transporte e garante mais transparência nas contas.

Os sistemas de transporte público no Brasil vivenciam há anos uma crise econômica decorrente da perda sistemática de passageiros e capacidade de investimento, ao passo que a migração para carros, motocicletas particulares e o uso de aplicativos de mobilidade individual aumentam de forma contínua. A ineficiência do poder público em lidar com os problemas agravou a situação; a realidade é complexa e demanda medidas urgentes, capazes de melhorar a qualidade do serviço para os cidadãos. Na cidade do Rio de Janeiro esses problemas são vistos com mais nitidez. Durante as Olimpíadas de 2016, o transporte coletivo por ônibus encontrava-se na sua melhor situação, com a  chegada do sistema BRT planejado para turistas e moradores se deslocarem de maneira rápida pela cidade.
Passado o período dos jogos, o setor de transporte começou a sentir a queda do número de passageiros e a situação do BRT foi se deteriorando aos poucos.

Leia mais em https://www.ntu.org.br/novo/ckfinder/userfiles/files/Sociedade57.pdf

FONTE REVISTA NTU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarifa zero uma nova realidade

Há exatos sete anos, em setembro de 2015, o transporte público passou a integrar o Artigo 6º da Constituição como um direito social, assim como a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, entre outros itens. Apenas recentemente, no entanto, pôde-se verificar a adoção de medidas práticas, para assegurar esse direito constitucional. Uma

// LEIA MAIS

É preciso inovar para melhorar os transportes

Os sucessivos reajustes no preço dos combustíveis, particularmente do etanol, da gasolina e do óleo diesel, têm preocupado governantes, autoridades responsáveis pelos órgãos gestores da mobilidade urbana, operadores de transportes coletivos, proprietários de veículos de carga e de automóveis e, em especial, os usuários do transporte coletivo urbano de passageiros das principais cidades brasileiras. Nos

// LEIA MAIS

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top