História

O Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro – é uma entidade que congrega as 36 empresas operadoras do transporte rodoviário de passageiros do município do Rio de Janeiro e o sistema BRT (Bus Rapid Transit – em português: Transporte Rápido por Ônibus), divididos em 4 consórcios: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz.

Fundado em 1941, com o nome de Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro (Setransparj), a instituição tinha como objetivo organizar e fortalecer o sistema de transporte rodoviário de passageiros. A década de 90, porém, foi marcada pelo declínio do transporte por ônibus. O Setransparj iniciou, então, a busca pela revitalização e profissionalização do serviço prestado.

No ano 2000, o sindicato passa a se chamar Rio Ônibus. A nova entidade nasce focada na melhoria da eficiência e produtividades das empresas de ônibus, com foco no aumento do conforto e da qualidade do serviço prestado ao passageiro, através de planejamentos estratégicos e estudos técnicos elaborados por uma equipe especializada.