Poesia a bordo

Em média, o passageiro passa entre uma e três horas/dia circulando de ônibus – da casa para o trabalho, do trabalho para casa, indo em grupos aos eventos da cidade, passeando com a família. Foi pensando nisso que o Rio Ônibus decidiu: este tempo pode ser usado para entreter, informar e oferecer ao cidadão – e aos cidadãozinhos – conhecimento e diversão.

Já que vamos circular, que tal ir Circulando Cultura? O projeto, já em sua segunda edição, implantada desde o mês de junho de 2011, traz poemas de Castro Alves, Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Gregório de Matos, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros autores consagrados da literatura brasileira. Os poemas viajarão com os passageiros do Sistema Fetranspor, em cartazes bem coloridos e atraentes, colados em vários locais dentro dos ônibus.

O primeiro poeta reverenciado foi Raimundo Correa, com dois de seus melhores poemas: Anoitecer e Mal Secreto. Os textos dos poetas vão estar nos 8.600 coletivos que fazem parte do sindicato Rio Ônibus. E irão alcançar os 3,5 milhões de passageiros que utilizam o Sistema Fetranspor por dia. O presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, acredita que esta parceria com a ABL vai possibilitar a promoção da cultura no Estado.

Cabe ao Rio Ônibus a responsabilidade de produção do material e distribuição para a fixação no interior dos ônibus. A cada dois meses, serão trocados os cartazes, para que o público tenha acesso a outros autores. Com as poesias, que serão selecionadas pela ABL – seguindo um rigor literário -, as pessoas poderão usufruir de uma viagem mais agradável. O presidente da ABL, Marcos Vilaça, disse que o convênio expressa a oportunidade de Academia interagir com a população, aproximando-a da produção literária brasileira. “Essa ideia maravilhosa não foi nossa, foi do Rio Ônibus. A Academia terá apenas a missão de aproximar o cidadão da manifestação cultural”, afirmou Vilaça.

A parceria com a ABL garante uma seleção rigorosa dos textos, e a sua credibilidade traz bons resultados na divulgação do projeto em toda a mídia. Além disso, o projeto será divulgado no Site Rio Ônibus; nos Terminais Urbanos Rodoviários; em spots nas Rádios; em chamadas para as peças publicitárias dentro do ônibus; nas páginas Informe Publicitário.

“Esse convênio pretende levar a cultura aonde o povo está. E o povo, em sua maioria, está nos ônibus”, destacou Lélis Teixeira.

cartazpoesia3_7

LEIA TODAS AS POESIAS DAS EDIÇÕES 1 E 2 DO PROJETO

Circulando Cultura - Segunda Edição (2011)

Circulando Cultura - Primeira Edição (2010)

+ EM Responsabilidade Sócioambiental
+ ÁREAS DO SITE
Voltar para o topo
 

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2015 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

;

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com