Economizar e Despoluir, metas de um trabalho integrado

Atentas a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população, as empresas do setor de transporte vêm trabalhando integradamente no sentido de adotar, em sua rotina, processos de monitoramento que possam contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e construção de cidades mais sustentáveis.

O Rio Ônibus, desde 1997,participa de programas de eficiência energética com o objetivo de reduzir a emissão dos gases poluentes e estimular o consumo racional do óleo diesel. Em um primeiro momento, em parceria com a Fetranspor – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e com a Petrobrás/Conpet, o sindicato passou a compor o programa sócio ambiental ‘EconomizAR’. E a partir de 2008, passou a integrar o ‘Despoluir – Programa Ambiental do Transporte’, sendo este um programa de âmbito nacional e desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) e pelo SEST/SENAT.

Com a atuação nos programas, o Rio Ônibus espera alcançar uma posição de vanguarda quanto a excelência em qualidade ambiental, principalmente quanto ao monitoramentodos níveis de emissões de gases poluentes emitidos por toda a frota de veículos, onde atualmente, se firmou como uma das entidades do estado do RJ que apresenta os melhores resultados, com cerca de 98% de aprovações segundo os padrões de emissão aceitáveis.

O bom desempenho se deve a existência de uma equipe técnica especializada no setor, que desenvolve em parceria com os profissionais de cada empresa ou consórcio de empresas, as seguintes iniciativas:

Resultados:

Período de 1997 a 2016:

Selo Verde, o reconhecimento dos resultados

 

selo-verde-novo

O Convênio Selo Verde foi criado para atender a legislação ambiental estadual Diretriz DZ-572.R-4 – Procon Fumaça Preta, regulamentando a gestão das medições realizadas e o controle de emissões de gases poluentes; funcionando ainda como uma certificação (semelhante as do tipo ISO) para indicar os veículos aprovados pelos testes de opacidade. O serviço abrange a entrega periódica de laudos e o acesso a um banco de dados que permite a consulta ao histórico de medições da frota. O Convênio é formado pelas parcerias entre a Fetranspor, e os dois programas de eficiência energética, o ‘Despoluir – Programa Ambiental do Transporte’ e o ‘EconomizAR’.

Desta maneira, o ‘Selo Verde’ promove o atendimento integral a legislação vigente que de acordo com a resolução CONEMA nº 58, que alterou as diretrizes do Programa Procon Fumaça Preta, as medições veiculares compulsoriamente passaram a ser quadrimestrais e, além da medição de opacidade, tornou-se obrigatória também a realização das medições de rotação e temperatura do motor e a inspeção visual de alguns parâmetros do veículo.

A Fetranspor apresenta certificação junto ao INEA para o atendimento legal e para as empresas, o Selo Verde tornou-se uma meta perseguida com determinação, sendo sua conquista, fonte de orgulho para o setor pela possibilidade de bem-estar para as próximas gerações.

+ EM Responsabilidade Socioambiental
+ ÁREAS DO SITE
Voltar para o topo
 

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com