Economizar e Despoluir, metas de um trabalho integrado

Seguindo uma tendência que se consolida mundialmente, as empresas do setor de transporte vêm trabalhando integradamente no sentido de adotar, em sua rotina, processos que possam contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e a conservação dos recursos naturais.

Desde 1997, o Rio Ônibus, em parceria com a Fetranspor e a Petrobras\Conpet, empenhou-se na implantação do programa sócio-ambiental EconomizAR. A partir de 2007, o projeto foi enriquecido com outro, o Despoluir.

Com o programa, iniciou-se o monitoramento das frotas de ônibus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para diagnóstico da conformidade com os padrões de emissão exigidos pela legislação. Uma sensível evolução do programa, nos últimos anos, fez com que ele alcançasse atuação em praticamente todo o território nacional. Atualmente, o Rio Ônibus é uma das entidades no Estado do Rio de Janeiro que apresenta os melhores resultados, com mais de 90% dos veículos dentro dos padrões de emissão aceitáveis.

Uma equipe técnica especializada no setor de transporte atua no Rio Ônibus, em parceria com os profissionais de cada empresa ou consórcio de empresas, na busca da excelência em preservação ambiental, através das seguintes iniciativas:

Resultados:

Período de 1997 a 2011:

Diesel economizado: 377 milhões de litros de óleo diesel
CO2 não emitido: 1 milhão e 36 mil toneladas
Material particulado não emitido: 22,6 mil toneladas

Selo Verde, o reconhecimento dos resultados

Desde 1997 empenhadas em promover economia aliada à redução de partículas poluentes, as empresas do Rio Ônibus integraram-se naturalmente ao Programa de Autocontrole de Fumaça Preta em Veículos do Ciclo Diesel – Procon Fumaça Preta, criado em 2007. Foi assim que, ao Programa EconomizAR, somaram-se as ações do Programa Despoluir, como duas faces da mesma moeda.

A partir de 2008, estabeleceu-se uma parceria entre a Fetranspor, o INEA, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Petrobras/ Conpet, para a criação do Convênio Selo Verde. A Fetranspor credenciou-se no INEA para realizar avaliações rotineiras de emissão de gases nas suas empresas associadas em todo o Estado.

Para as empresas, o Selo Verde tornou-se uma meta perseguida com determinação, e a sua conquista, fonte de orgulho pelo que significa para o bem-estar das próximas gerações. O Convênio Selo Verde tem como objetivo identificar o nível de conformidade ambiental das frotas de veículos do transporte de cargas e de passageiros que utilizam óleo diesel como combustível automotor, e que atuam no Estado do Rio de Janeiro. Os veículos devem ser avaliados dentro de uma periodicidade média de três meses, com encaminhamento dos respectivos relatórios de avaliação ao INEA. Outras características do Convênio Selo Verde:

+ EM Responsabilidade Socioambiental
+ ÁREAS DO SITE
Voltar para o topo
 

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com