BRT: corredores exclusivos e ônibus articulados interligando a cidade

A sigla BRT significa Transporte Rápido por Ônibus, que tem origem do nome em inglês Bus Rapid Transit. É um sistema de transporte que utiliza modernos ônibus articulados de grande capacidade em faixas de trânsito exclusivas proporcionando, assim, mobilidade urbana veloz e confortável. Por ser um transporte rápido, foi apelidado de “Ligeirão”.

Como o BRT opera em faixas exclusivas para ônibus, há fluidez na sua operação, ou seja, o trânsito não congestiona nesta via. Deve contar com faixas de ultrapassagem nas estações para permitir que, além do serviço parador, haja também serviço expresso que não para em todas as estações, aumentando a capacidade do sistema e a velocidade média do corredor, reduzindo os tempos de viagem. A estimativa é que o sistema beneficie cerca de 400 mil passageiros por dia e reduza para mais da metade o tempo de viagem.

Ao invés de pontos de ônibus, o BRT utiliza estações e terminais fechados. Eles são projetados para garantir máxima agilidade nas paradas. O pagamento da passagem será feito somente através dos cartões Rio Card e Bilhete Único (RJ e Carioca), validados na entrada da estação. O embarque pode ser feito por qualquer porta e os passageiros não precisam percorrer o corredor do ônibus para validar o cartão e desembarcar porque não existe catraca. Para agilizar, embarque e desembarque são feitos no mesmo nível, com o piso da estação na mesma altura do piso do ônibus, aumentando assim o conforto e a segurança dos passageiros, além de proporcionar acessibilidade aos idosos e deficientes físicos.

Serão quatro corredores expressos – TransCarioca, TransOeste, TransOlímpica e TransBrasil. Dentre eles, dois foram priorizados, visando a viabilização da mobilidade urbana para a realização de dois megaeventos esportivos mundiais – a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016):

TransCarioca

Com 39 km de extensão, o corredor TransCarioca ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), além de mais de 10 bairros adjacentes ao traçado, entre eles Jacarepaguá, Madureira, Penha e Ilha do Governador, permitindo a integração física e tarifária com outros modais, como a SuperVia e a linha 2 do Metrô.

TransOeste

Este corredor expresso, de 56 km, irá ligar o Jardim Oceânico (início da Barra) ao Recreio, Guaratiba, Santa Cruz e Campo Grande. Este BRT prevê a construção de viadutos, pontes e 53 estações de transbordo (para ônibus articulados de linhas expressas e paradoras), ao longo de todo o traçado da Avenida das Américas, além da integração com os corredores TransCarioca e TransOlímpica e com a linha 4 do Metrô, passando pelo Túnel da Grota Funda, interligando toda a Zona Oeste.

Rio Ônibus

Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus



© Rio Ônibus 2016 - Todos os direitos reservados

Criação e Desenvolvimento:   Desenvolvido por Ideiatrip

www.ideiatrip.com.br

Direção de arte:
Vlad Calado
Design:
Daniel Uhr e Andressa Luz
Desenvolvimento:
Jonathas Guerra e Bruno Costa
Fotografia:
Arthur Moura

 
Popup Dialog Box Powered By : XYZScripts.com