HISTÓRIA

/ RIO ÔNIBUS

Conheça Nossa História

O Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro – reúne 29 empresas operadoras do transporte rodoviário de passageiros do município do Rio de Janeiro, divididas em quatro consórcios: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz.

Fundado em 1941, com o nome de Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro (Setransparj), a instituição tinha como objetivo organizar e fortalecer o sistema de transporte rodoviário de passageiros. A década de 90, porém, foi marcada pelo declínio do transporte por ônibus. O Setransparj iniciou, então, a busca pela revitalização e profissionalização do serviço prestado.

No ano 2000, o sindicato passa a se chamar Rio Ônibus. A entidade nasce focada na melhoria da eficiência e produtividade das empresas de ônibus, com foco no aumento do conforto e da qualidade do serviço prestado ao passageiro, através de planejamento estratégico e estudos técnicos elaborados por equipe especializada.

A partir de 2016, o sistema começou a sentir impactos gerados por uma crise financeira que se estenderia por anos. Até o ano de 2021, não existia nenhum tipo de subsídio público aplicado, o que fazia do pagamento das passagens pelos passageiros, a única fonte de custeio do setor. A chegada da pandemia tirou a população das ruas e dos ônibus, acelerando a necessidade de diálogo entre operadores e Prefeitura do Rio, no sentido de encontrar soluções para a retomada da qualidade e da cobertura de linhas entre os bairros da cidade.

Ao final de 2021, um grupo de trabalho foi constituído, incluindo ainda o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a sociedade civil organizada. O resultado foi um divisor de águas na história da mobilidade urbana do Rio, quando, em maio de 2022, a Secretaria Municipal de Transportes iniciou o pagamento de complemento das passagens da população, calculado em quilômetros rodados. A medida possibilitou o retorno de mais de 60 linhas inertes durante a pandemias em função de falta de recursos para operação, incluindo pagamento de combustíveis.

A sociedade já vê as mudanças, que estão apenas começando, para a solidificação de um sistema de transportes público por ônibus eficiente e inteligente.

Negócio, Missão, Visão e Valores

Negócio

Prestação de serviço de transporte público urbano de ônibus no município.

Missão

Representar e promover o fortalecimento sustentável das empresas, atuando com governança para melhoria contínua do sistema de transporte público urbano carioca.

Visão

Ser reconhecida por sua contribuição à estrurura de mobilidade urbana e valorizada como meio demorático de deslocamento da população.

Valores

Transparência, integridade, sustentabilidade, parcerias, compromisso com resultados, respeito às pessoas, à sociedade e ao meio ambiente.

PODCAST RIO ÔNIBUS

CIDADE SEM CATRACAS

Já imaginou viver em uma cidade onde o transporte público é excelente e gratuito para todos? Isso é possível, mas a conversa é mais longa do que parece. No episódio de hoje, o engenheiro, ex-secretário municipal de transportes de São Paulo e autor do livro “Cidade sem catracas” explica um pouco mais sobre esse conceito, como ele pode ser financiado e quais benefícios pode oferecer.

ACESSE TAMBÉM

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS


powered by MailChimp!
Scroll to Top